Em memória aos mártires da Revolta dos Búzios
O dia 8 de novembro é emblemático. Em 1799, quatro jovens negros (Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino) saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à praça da Piedade, para serem enforcados e esquartejados por lutarem pela independência.
Por Ana Beatriz Leal
Após 225 anos, representantes da sociedade civil, das entidades sindicais, inclusive o Sindicato dos Bancários da Bahia, e personalidades políticas, vestidos de branco, saíram da praça da Piedade, nesta sexta-feira (08/11), em direção ao plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, onde acontece sessão especial, para simbolicamente trazer de volta à memória os mártires da Revolta dos Búzios.
O dia 8 de novembro é emblemático. Em 1799, quatro jovens negros (Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino) saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à praça da Piedade, para serem enforcados e esquartejados por lutarem pela independência. A caminhada é uma das formas de fortalecer a história, valorizar a ancestralidade e a luta por liberdade.