Programa SQV do Itaú gera dor de cabeça 

Mais um problema enfrentado pelos funcionários do Itaú. Desta vez, muitos trabalhadores têm sido penalizados pelo programa SQV (Score de Qualidade de Vendas) em parceria com o Gera. Há casos de demissão por não batimento da pontuação exigida pelo banco. 

Por Ana Beatriz Leal

Mais um problema enfrentado pelos funcionários do Itaú. Desta vez, muitos trabalhadores têm sido penalizados pelo programa SQV (Score de Qualidade de Vendas) em parceria com o Gera. Há casos de demissão por não batimento da pontuação exigida pelo banco. 
 

O objetivo do programa do Itaú é avaliar o desempenho do empregado que faz a venda de produto ao cliente através de quatro indicadores: cancelamento da compra em até 4 meses, venda para o mesmo cliente, vendas seguidas de cancelamento ou ressarcimento e até as reclamações que são feitas nos órgãos externos.
 

O pior é que mesmo que o banco comprove, depois de apurar, que o funcionário não fez a venda errada do produto, a penalização continua. A culpa pela insatisfação do cliente não pode recair sobre o bancário. A solução é de responsabilidade da empresa. 
 

Os funcionários se queixam da pontuação do SQV, que passou de 15 para 10. O Itaú foi questionado sobre a metodologia adotada para a avaliação. O movimento sindical quer revisão da forma de pontuar.