Sindicato realiza ato de afirmação à campanha salarial

A população também enfrenta problemas ao ir às agências. Com poucos bancários, o atendimento fica precarizado. Os bancos eliminaram 6.425 empregos em 2023. Outro problema é o fechamento de unidades. Desde 2019 foram extintas 3.216.

Por Ana Beatriz Leal

Créditos da foto: João Ubaldo

Créditos da foto: João Ubaldo

Em meio às negociações da campanha salarial, o Sindicato dos Bancários da Bahia atua em várias frentes para mobilizar não só a categoria, como os clientes, que também sofrem com a ganância dos bancos. Para conscientizar a população, o SBBA realiza ato, no próximo dia 5, com concentração às 9h, no prédio do Banco do Brasil, no Comércio, em Salvador. 


Os clientes também são vítimas da exploração dos bancos. Pagam taxas e tarifas elevadas, que comprometem o orçamento e aumentam o endividamento. No rotativo, por exemplo, os juros chegam a 421,3% ao ano. 


A população também enfrenta dificuldades ao ir às agências. Com poucos bancários, o atendimento fica precarizado. Os bancos eliminaram 6.425 empregos em 2023. Outro problema é o fechamento de unidades. Desde 2019 foram extintas 3.216.


Diante do cenário, é essencial que os bancários participem ativamente das atividades convocadas pelo Sindicato. O engajamento e a unidades são fundamentais para garantir o atendimento das reivindicações, como o aumento real (reposição da inflação + 5%), PLR maior, ampliação dos direitos, fim do assédio moral e redução dos juros.