Negociação sobre emprego: só enrolação

O Comando Nacional reforça a necessidade de lutar pelo emprego e valorização da pauta de reivindicações, que inclui ainda recomposição das perdas salariais, aumento real 5% e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). 

Por William Oliveira

Na primeira rodada de negociação da campanha salarial deste ano, focada exclusivamente na pauta de emprego, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não se comprometeu em manter o nível atual de empregabilidade no sistema financeiro. 


Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (26/06), a Fenaban argumentou que a decisão final sobre emprego dependerá da dinâmica do mercado e da tecnologia, além de não aceitar a proposta de assinar um pré-acordo que leve em consideração a ultratividade. Ainda informou que levará todos os pontos para debate no colegiado dos bancos.


O presidente em exercício do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez, destacou a importância de manter a mobilização em alta durante a campanha salarial. "Precisamos continuar mobilizados para acompanhar o processo de negociação e dispostos à luta. São fatores determinantes para um bom resultado nesta campanha".


O Comando Nacional reforça a necessidade de lutar pelo emprego e valorização da pauta de reivindicações, que inclui ainda recomposição das perdas salariais, aumento real 5% e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). 
 

A mesa também tratou de outros pontos, como o retorno da homologação nos sindicatos, para que as entidades possam acompanhar todo o processo, para garantia de direitos dos desligados; requalificação e requalificação profissional, sobretudo diante da revolução tecnológica; e indenização adicional em caso de demissão.


A próxima reunião está agendada para o dia 2 de julho e abordará as cláusulas sociais. A categoria bancária deve continuar atenta e mobilizada para garantir avanços nas negociações. 

Calendário de negociações:

 

Julho
2/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades

18 e 26/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas

 

Agosto
6 e 13/08 – Cláusulas econômicas
20/08 – Em definição
27/08 – Em definição