Consumo das famílias cresce no Brasil
Em relação ao mesmo período de 2023, o consumo das famílias cresceu 5,5%, impulsionado, principalmente, pelos programas governamentais e melhora no mercado de trabalho e investimentos produtivos. Só os investimentos produtivos apresentaram alta de 2,1% no trimestre em relação ao anterior e de 10,8% na comparação anual.
Por Angélica Alves
O consumo das famílias brasileiras segue em crescimento. No terceiro trimestre deste ano, o avanço foi de 1,5%, o melhor resultado para o período desde 2021.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo, considerado o motor da atividade econômica pela ótica da demanda, responde por cerca de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Em relação ao mesmo período de 2023, a alta foi de 5,5%, impulsionado, principalmente, pelos programas de inclusão social, a melhora no mercado de trabalho, mais investimentos produtivos, resultados do retorno da democracia social ao poder central.
Neste ritmo, a economia nacional deve encerrar 2024 com crescimento em cerca de 3,5%. Nos últimos 12 meses, o PIB nacional elevou 4%. Entre julho e setembro, o índice alcançou a marca de R$ 3 trilhões.