Mais emprego para a faixa etária entre 40 e 59 anos
A pesquisa não contempla somente cargos CLT, mas também outros tipos de vínculos empregatícios formais, como funcionários provisórios.
Por Itana Oliveira
Dados do Ministério do Trabalho mostram que pessoas com idade entre 40 e 59 anos foram as que mais estiveram e mantiveram empregos formais, ano passado. Nas faixa de 40 a 49 anos, 491,4 mil pessoas ocuparam postos de trabalho, entre 50 a 59 anos o número é de 418,6 mil vagas preenchidas.
A pesquisa não contempla somente cargos CLT, mas também outros tipos de vínculos empregatícios formais, como funcionários provisórios. Entre os gêneros, as mulheres se destacaram com 949,9 mil, contra 847,8 mil sobre os homens. Comércio e agropecuária estão entre os setores mais ocupados.
Em relação à região, o Sudeste continua com a maior concentração de empregos formais, seguido pelo Sul e depois Nordeste.
Os jovens de até 29 anos correspondem a 30,8% do total, enquanto de 30 a 59 concentram-se 64,5% dos vínculos ativos. Todos os graus de instrução até o ensino superior registraram aumento, bem como todas as etnias. Em comparação a 2023, os trabalhadores com deficiência também ocuparam mais vagas formais.
Estas informações constam nos dados parciais da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2024, divulgados na quarta-feira (26/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Marca histórica
Em cumprimento a um dos principais compromissos assumidos na campanha eleitoral, o governo Lula bateu recorde no número de carteiras assinadas, com 36,9 milhões de empregados, resultado que representa um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao último trimestre, quando o índice estava em 6,1%.