Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos

Mudanças climáticas impactam comunidades e pedem ações urgentes.

Por Angélica Alves

Algumas regiões do Brasil, ricas em biodiversidade e cultura, podem sofrer com o crescimento elevado de temperaturas extremas, secas prolongadas e falta de água nos próximos 50 anos, tornando assim o território nacional inabitável. 
 

 

Segundo estudo da Nasa, que mapeou cinco regiões da Terra, áreas do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do país podem vivenciar a situação. O verão 2024-2025 foi considerado o sexto mais quente do Brasil desde 1961. 
 

 

Na prática, no dia a dia, nem mesmo os aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores estão dando conta de combater as fortes ondas de calor. É um verdadeiro “climão”. Sem falar no mal-estar gerado à população. 
 

 

Além de impactar o meio ambiente e a vida de milhões de brasileiros, é nítido que os primeiros a serem atingidos pelas mudanças climáticas são os povos e comunidades tradicionais. Por isto, o Dia Mundial do Clima, celebrado ontem, 26 de março, reforça a necessidade de ações urgentes para garantir o futuro das próximas gerações.