Brasileiro inseguro com compra online

A insegurança em relação às compras online aumentou em 2024, especialmente porque as tentativas de fraude ultrapassaram, em novembro, um milhão de casos, o equivalente a uma ocorrência a cada 2,5 segundos. Pesquisa do Serasa Experian mostrou que a sensação de segurança dos consumidores diminuiu expressivamente e 48% dos brasileiros já desistiram de comprar por falta de confiança no site ou aplicativo.

Por Renata Andrade

A insegurança em relação às compras online aumentou em 2024, especialmente porque as tentativas de fraude ultrapassaram, em novembro, um milhão de casos, o equivalente a uma ocorrência a cada 2,5 segundos. Pesquisa do Serasa Experian mostrou que a sensação de segurança dos consumidores diminuiu expressivamente e 48% dos brasileiros já desistiram de comprar por falta de confiança no site ou aplicativo.


Quase metade das pessoas realizou de uma a três compras digitais todo mês no último ano, alta de 1,6 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2023. Ao todo, 34% das pessoas compraram online quatro ou mais vezes por mês e 17% afirmaram que não têm frequência mensal. Menos de 51% apenas não realiza compras pela internet.


Também houve queda de 51% para 43% em relação à crença de que as empresas têm medidas eficazes para proteger os consumidores nas compras online. Os principais medos dos consumidores são descobrir que comprou em um site falso e não receber a encomenda (41%) e outra pessoa comprar algo usando os seus dados (41%). Outros 37% têm medo de vazamento dos dados financeiros, 33% de invasão da conta e 23% de vazamentos dos dados cadastrais.


Sobre as soluções para ter mais segurança online, 69% consideram a biometria física importante e acreditam ser essencial as empresas conseguirem identificá-los no ambiente digital. Além disso, sete em cada 10 pessoas se sentem seguros ao utilizar reconhecimento facial, impressão digital ou reconhecimento de voz na hora de comprar online.