Pequenos negócios prosperam
Os empreendimentos, resultado do cenário positivo e do aumento da confiança no país, são a base para um mercado mais justo, que distribui riqueza e fortalece a economia local.
Por Ana Beatriz Leal
A abertura de mais de 34 mil pequenos negócios nos primeiros dias de 2025 é uma prova concreta de que o Brasil avança na democratização econômica. Os empreendimentos, resultado do cenário positivo e do aumento da confiança no país, são a base para um mercado mais justo, que distribui riqueza e fortalece a economia local.
O pequeno empreendedor movimenta o comércio, cria empregos e ajuda diretamente na redução das desigualdades. Os dados divulgados pelo Sebrae confirmam que foram registrados novos CNPJs entre MEI (Microempreendedores individuais), ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte). A formalização de pequenos empreendimentos é essencial para consolidar o papel destas iniciativas no fortalecimento da economia.
Ao impulsionar o empreendedorismo, programas de apoio e políticas públicas assumem protagonismo na construção de um mercado mais acessível. O fortalecimento dos pequenos negócios é, acima de tudo, um avanço na luta por uma economia mais inclusiva e democrática.