ANS endurece regras nos planos de saúde

O prazo para as empresas de plano de saúde ajustarem os processos internos e atender às novas exigências operadoras acaba em julho deste ano. Para isto, precisam intensificar os esforços para reduzir as queixas e aumentar a resolutividade no atendimento. 

Por Renata Andrade

Na tentativa de reduzir reclamações e melhorar a qualidade da prestação de serviços dos planos de saúde no país, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai estabelecer novas regras para as operadoras sobre atendimento e demanda de beneficiários. 


A resolução normativa nº 623 prevê medidas mais rigorosas para empresas com desempenho insatisfatório e incentivos financeiros para as que demonstrarem avanços no IGR (Índice Geral de Reclamações). Entre as penalidades, agravamento de sanções administrativas para infrações relacionadas ao atendimento aos beneficiários, multas que podem chegar a até R$ 30 mil por descumprimento de regras como prazos e qualidade no suporte.


Enquanto que as operadoras que alcançarem a meta de excelência do IGR trimestral terão desconto de 80% penalidades relacionadas a infrações administrativas definidas em lei e as que atingirem a meta de redução do IGR trimestral, 60%. 


O prazo para as empresas de plano de saúde ajustarem os processos internos e atender às novas exigências operadoras acaba em julho deste ano. Para isto, precisam intensificar os esforços para reduzir as queixas e aumentar a resolutividade no atendimento.