Vitória contra o Santander no plano de saúde

O movimento sindical celebra mais uma vitória. Após uma batalha legal que se estendeu por mais de nove anos, os aposentados do Santander conquistaram redução nas mensalidades do plano de saúde

Por William Oliveira

O movimento sindical celebra mais uma vitória. Após uma batalha legal que se estendeu por mais de nove anos, os aposentados do Santander conquistaram redução nas mensalidades do plano de saúde. 


A decisão é da Justiça do Rio Grande do Sul, que atendeu ação civil pública movida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, para manter os critérios de cobrança originais do plano de saúde, suspendendo alteração unilateral feita em 2014. 


Antes da mudança, todos os funcionários, ativos ou aposentados, pagavam pelo plano com base no custo médio. A alteração resultou na cobrança por faixa etária para aposentados, gerando custos adicionais.


A decisão não beneficia apenas os aposentados, mas fortalece a união sindical contra abusos do banco espanhol. A conquista abre caminho para outros sindicatos pleitearem reduções nas mensalidades dos planos de saúde em benefício dos associados.