Brics anuncia adesão de novos membros em 2024

O anúncio da expansão do Brics com a adesão de Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, a partir de 1º de janeiro de 2024, marca um passo gigantesco para o bloco

O anúncio da expansão do Brics com a adesão de Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, a partir de 1º de janeiro de 2024, marca um passo gigantesco para o bloco. Os atuais integrantes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - oficializaram a adesão dos novos membros na Declaração de Joanesburgo, na África do Sul. 


O presidente Lula expressou satisfação com a ampliação, destacando como a diversidade fortalece a busca por uma nova ordem global que acomode as realidades econômicas, geográficas e políticas do século 21. O Brics continua aberto a novos candidatos. 


Além disto, a discussão sobre uma moeda única entre os membros também é notável, com objetivo de reduzir a dependência do dólar como moeda de reserva global. Isto tem o potencial de diversificar as opções de pagamento e reduzir as vulnerabilidades associadas à atual concentração financeira nos Estados Unidos.