Home
>
Artigos

Não Basta Não Ser Racista, É Preciso Ser Antirracista

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e também do DIEESE-BA, Amarildo Menezes, fala sobre a necessidade de ser antirracista.

A história do Brasil está marcada pela escravidão e pela discriminação racial. Durante mais de três séculos, milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para trabalhar como escravos. Após a abolição da escravatura em 1888, a discriminação racial continuou a ser uma realidade no país.

 

Atualmente, o racismo ainda é um problema grave no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 76,4% da população brasileira se declarou preta ou parda. No entanto, essa população ainda enfrenta desafios significativos em termos de acesso à educação, saúde, emprego e justiça.

 

Hoje, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra (feriado Nacional pela primeira vez) uma data importante para refletir sobre a luta contra o racismo e a discriminação racial no Brasil. É um momento para lembrar que a igualdade racial ainda é um sonho distante para muitos brasileiros.

 

Muitas vezes, ouvimos pessoas dizerem: "Eu não sou racista". No entanto, esse posicionamento não é suficiente para combater o racismo, pois só se combate o racismo sendo antirracista.

 

Ser antirracista é ação, é movimento, é atuar contra. É reconhecer que o racismo é um problema estrutural e histórico que afeta a sociedade como um todo. Significa entender que o racismo não é apenas uma questão de preconceito individual, mas sim um sistema de opressão que se manifesta em todas as esferas da sociedade.

 

Para combater o racismo e promover a igualdade racial, é necessário um esforço coletivo. É preciso que todos os brasileiros, independentemente da cor da pele, sejam conscientes do problema e se comprometam a lutar contra ele.

 

O racismo é um problema grave que se manifesta de muitas maneiras. Desde a violência policial contra jovens negros até a discriminação no mercado de trabalho. 

 

O racismo é uma realidade que afeta a vida de milhões de brasileiros.

Por isso, é importante que todos nós tenhamos o compromisso de atuarmos de forma contrária ao racismo.

É hora de nos comprometermos a lutar contra o racismo e a construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

E você? O que tem feito contra o racismo?

 

*Amarildo Menezes de Jesus é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e também do DIEESE - BA.