Home
>
Artigos

Primeira grande derrota dos EUA em Cuba

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, abordou a primeira grande derrota do imperialismo estadunidense ocorreu na Playa Giron.

A 1ª grande derrota do imperialismo estadunidense ocorreu na Playa Giron, na província Matanzas, numa batalha conhecida como invasão da Baía dos Porcos, em 17 de abril de 1961. Depois da vitória da revolução em Cuba, os EUA desenvolveram grande campanha na imprensa com fake news, embargo econômico e apoio a grupos contra revolucionários para desestabilizar o país.


A invasão na região da Playa Giron, através do bombardeio surpresa às bases aéreas cubanas, foi esmagada em menos de 72 horas. O povo e as forças armadas derrotaram a brigada mercenária que a CIA (Agência Central de Inteligência), levou meses para treinar. Mas, as investidas para derrotar a revolução cubana continuaram, inclusive, através do Plan Mangosta, foi organizado uma série de operações de agressões, onde não descartava a intervenção militar direta (Breve História de Cuba,2019, pág. 61, Editorial Capitán San Luis).


Dia 02 de janeiro de 2024, a nossa delegação, que estava em Cuba, numa viagem de solidariedade ao povo cubano, depois do café da manhã em um hotel em Varadero, província de Matanzas, foi visitar o Museu da Playa Giron. Chegamos lá pudemos ver os funcionários explicando nos detalhes a batalha conhecida como invasão da Baia dos Porcos e mostrando o heroísmo do povo cubano na defesa da soberania do país, da justiça social e do socialismo. 


No período de 1959 a 1965 foram muitos grupos contra revolucionários atuando em Cuba, apoiados pelos EUA e com o suporte da CIA. A atuação decidida das instituições democráticas da população e as Forças Armadas cubanas, derrotaram estes agentes à serviço do imperialismo estadunidense. O último bando organizado que atuou no país de Juan Alberto Martinez Andrade, foi capturado em 04/07/65. Neste período foram 299 grupos com 3.995 efetivos tentando derrotar o socialismo e foram responsáveis por 549 mortes. (Breve História de Cuba, 2019, pag 62).


Após a batalha na região da Playa Giron, com a derrota dos contra revolucionários, Fidel Castro, declarou o caráter socialista da revolução. Embora liquidados, os grupos que atuavam para derrotar as conquistas da revolução no período de 1959 a 1965, não desistiram de perseguir o povo cubano. Cuba continua resistindo.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ