Home
>
Artigos

Conexão e força na campanha salarial

No artigo, a diretora do Sindicato dos Bancários da Bahia, Graça Gomes, fala sobre o processo de campanha salarial dos bancários.

Estamos em mais uma campanha salarial. No dia 18 de junho, o Comando Nacional dos Bancários entregou a minuta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e aos bancos públicos. Desde então, a mobilização da categoria bancária vem se intensificando, com visitas diárias do Sindicato às agências.

 


Em todo Brasil, o movimento é crescente e se desenvolve paralelamente às negociações com os bancos, no sentido de pressionar logo a assinatura do Acordo Coletivo. A Fenaban, entretanto, vai tentar procrastinar ao máximo, mas certamente não quer correr o risco de provocar uma greve. 

 


Por isso, a disposição de bancários e bancárias para o enfrentamento tem que ficar clara desde já. A participação de cada colega nessa mobilização é fundamental para mostrar força e determinação em defesa dos direitos atuais e pela ampliação de conquistas na nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

 


A minuta inclui reajuste salarial para corrigir as perdas do período agosto/2023 a setembro/2024, aumento real de 5%, garantia do emprego frente aos avanços tecnológicos, fim das metas abusivas, dos assédios moral e sexual. Também está na pauta a redução da taxa de juros em prol do crescimento econômico e da geração de emprego e renda.

 


No âmbito mais geral a campanha salarial deste ano estimula o fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora, na defesa de seus direitos e da democracia. É preciso eleger quem tem compromisso com as pautas dos trabalhadores.

 


Acompanhe de perto a campanha deste ano pelo aplicativo do Sindicato, pelo nosso site (bancáriosbahia.org.br) e pelo jornal O Bancário.


# A sua luta nos conecta!


*Graça Gomes é diretora do Sindicato dos Bancários da Bahia