Farmácia Popular beneficia brasileiros 

O paciente que precisa obter os medicamentos deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF. Ainda é necessário apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto de serviços particulares.

Por Renata Andrade

O programa Farmácia Popular beneficia brasileiros com diabete, asma, hipertensão e osteoporose através de acesso gratuito a remédios contra as doenças. O paciente que precisa obter os medicamentos deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.


Ainda é necessário apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto de serviços particulares. A iniciativa também oferta anticoncepcional e absorventes de graça, além de medicamentos com custo reduzido para tratamento de rinite, Parkinson, glaucoma, incontinência (fraldas geriátricas), diabete associada à doença cardiovascular e dislipidemia — gordura no sangue.


O Ministério da Saúde paga até 90% do preço dos medicamentos. No total, o programa contempla 40 fármacos e possui 31 mil farmácias credenciadas em todo o país.