Manifestação chama atenção para cuidados à saúde dos bancários

Como o adoecimento dos bancários aumenta de forma crítica, os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia visitaram, nesta terça-feira (12/09), algumas agências de Salvador com o Dia de Luta da campanha Menos Metas, Mais Saúde

Como o adoecimento dos bancários aumenta de forma crítica, os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia visitaram, nesta terça-feira (12/09), algumas agências de Salvador com o Dia de Luta da campanha Menos Metas, Mais Saúde.  


Nos bancos, as cobranças excessivas por resultados, os assédios moral e sexual, a sobrecarga resultam em problemas físicos e psíquicos. Só em 2022, mais de 57% dos afastamentos foram derivados de adoecimento psicológico.


O clima de competitividade estabelecido pelas metas é extremamente nocivo. O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destacou que a realidade no setor faz com que os trabalhadores ‘acabem um contra o outro’ para alcançar resultados”. 


Presente nas manifestações, a médica especialista em doença de trabalho, Suerda Fortaleza, alertou para a necessidade da implementação de ações para mudar a situação. “Os bancos, que exigem produtividade acima das possibilidades humana, já passaram da hora de atuar para mudar esse cenário em prol da saúde dos trabalhadores”, pontuou. 


Nas agências, os clientes, também prejudicados pela ganância dos banqueiros, demonstraram indignação com a demora no atendimento devido à falta de bancários. Por isso, o Sindicato vai continuar na luta por melhores condições de trabalho.