Fraude no INSS atrasou o atendimento de beneficiários
1.056.290 requerimentos de exclusão da mensalidade poderiam ter sido evitados se tivessem sido devidamente atendidos pelo INSS, o que levou à contestação do atraso nas filas.
Por Itana Oliveira
A recente fraude do INSS causou atraso nas filas para atender pedidos dos beneficiários. É o que aponta relatório da Polícia Federal.
Segundo a PF, entre janeiro de 2023 e maio de 2024, a instituição recebeu 1.907.184 requerimentos relativos aos serviços “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício” e “Bloqueio e Desbloqueio de Mensalidade Associativa ou Sindicato”. Em 90,78% destas, há manifestação do beneficiário informando o não consentimento do desconto, no entanto não foram acolhidos.
Desta forma, 1.056.290 requerimentos de exclusão da mensalidade poderiam ter sido evitados se tivessem sido devidamente atendidos pelo INSS, o que levou à contestação do atraso nas filas. Segundo os investigadores, estes serviços integram 16,6% do total das solicitações gerais, ou seja, a falta do suporte impactou diretamente no acúmulo de demandas não liquidadas.
A auditoria calculou que o tempo de trabalho necessário para executar os 1.163.455 requerimentos referentes a “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício” levariam cerca de 49.045 dias de trabalho na jornada de 8 horas, ou seja, esse é o tamanho do atraso.
As investigações seguem para responsabilizar devidamente os acusados. O beneficiário que suspeitar do desconto, pode contestá-lo através do aplicativo do INSS, da Ouvidoria ou na agência onde recebe o seguro social. Presencialmente, é necessário portar documento com foto.