Clientes expulsos das agências

O BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander demitiram mais de 14 mil bancários e encerraram as atividades de 2.819 unidades em apenas três anos, de 2020 a 2023. Isto colabora para o fato de somente 26% terem ido em um banco nos últimos 30 dias, de acordo com o estudo A nova relação com o dinheiro, do Instituto Ipsos.

Por Renata Andrade

Os bancos lucram bilhões todo ano, mas não param de demitir e fechar agências. Com isto, excluem parte da população – 35,3 milhões de pessoas em 2023 - dos serviços bancários. Diante da mudança no sistema financeiro, que investe alto em tecnologia e esquece de quem tem dificuldade para acessar internet ou preferem atendimento humanizado, apenas 10% dos brasileiros vão às agências para pagar boleto atualmente.

 


O BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander demitiram mais de 14 mil bancários e encerraram as atividades de 2.819 unidades em apenas três anos, de 2020 a 2023. Isto colabora para o fato de somente 26% terem ido em um banco nos últimos 30 dias, de acordo com o estudo A nova relação com o dinheiro, do Instituto Ipsos.

 


Levantamento ainda mostrou que 74% dos brasileiros se sentem seguros para realizar transações financeiras online. Mesmo percentual entre os colombianos. No México, o índice é maior, de 85%. Entre os três países latinos, o Brasil é onde menos correntistas estiveram em uma agência bancária no último mês: 26%, contra 42% da Colômbia e 43% do México.

 


A pesquisa analisou como a digitalização transforma a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro e os serviços financeiros nos três países citados. Entre os brasileiros, 4% dos entrevistados são da classe A, 30% da classe B e 66% da classe C. Do total, 48% são homens e 52% são mulheres, sendo que 34% pertencem à faixa etária de 18 a 34 anos, 21% de 35 a 44 anos, 17% de 45 a 54 anos e 28% a partir de 55 anos.

 


Outro dado relevante do estudo aponta que hoje, 66% dos brasileiros fazem pagamentos pelos aplicativos da conta digital e 33% pelo internet banking. Apenas 8% pagam contas pelo telefone e 7% pelo caixa eletrônico. Os aplicativos são os meios preferidos de 66% e o internet banking de 35%. Além disto, só 10% usam o caixa eletrônico, 9% visitam agência bancária para este fim e 7% fazem as consultas por telefone.