Tuitaço pelo fim das demissões nos bancos

Até às 11h desta quarta-feira (26/06), os bancários de todo o país realizam tuitaço, usando a hashtag #JuntosPorEmprego. A mobilização da categoria nas redes sociais acontece no mesmo dia da primeira mesa de negociações da campanha salarial 2024 entre o Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para discussão da defesa dos empregos.

Por Renata Andrade

Até às 11h desta quarta-feira (26/06), os bancários de todo o país realizam tuitaço, usando a hashtag #JuntosPorEmprego. A mobilização da categoria nas redes sociais a acontece no mesmo dia da primeira mesa de negociações da campanha salarial 2024 entre o Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para discussão da defesa dos empregos.


Os trabalhadores do setor querem a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). Entre as prioridades dos bancários na campanha deste ano estão emprego e manutenção de direitos. A luta do movimento sindical é barrar as constantes demissões nos bancos, mesmo com lucros bilionários sempre.

 

Para se ter ideia da política perversa das empresas, a redução da categoria bancária foi de 79,5 mil postos de trabalho (- 16%) entre 2012 e 2022. Só no acumulado dos 12 meses, encerrados em abril de 2024, foram fechadas 3.325 vagas. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

 

Por conta disto, a mobilizaão dos bancários e sidnicatos não pdoe parar. Use a hashtag #JuntosPorEmprego.