Personalidades cubanas - Raul Castro 1
No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, continua com os relatos sobre as principais personalidades de Cuba.
Raul Castro foi um dos principais revolucionários de Cuba, um militante discreto, filho de um casal rico, Dom Angel Castro e Lina Ruz, sempre se preocupou com os mais necessitados, nasceu em Birán província de Holguin. Estudou nos melhores colégios, onde houve conflitos com a direção da escola e com o próprio irmão Fidel, o qual se tornou um parceiro inseparável do processo revolucionário cubano.
A mãe de Raul foi a Santiago de Cuba visitar seus filhos Fidel e Ramon que estudavam no colégio católico de los Hermanos de La Salle, era dia de folga e Raul ficou tão empolgado que pediu para ficar, Dona Lina concordou que ele com apenas cinco anos ficasse. A escola aceitou afinal era filho de um rico proprietário de terra que ajudou na remodelação da escola. Como era muito novo brincava o tempo todo (Serguéievich Leonov, Nikolai, 2015).
No colégio houve conflito entre Fidel e um professor o que fez com que o diretor do estabelecimento falasse para o pai dos alunos, que seus filhos eram os maiores bandidos que já haviam estudado ali. Diante disso dom Angel, segundo Leonov (2015), acreditou no que lhe dissera e levou os três filhos de volta para casa. Raul e Ramon gostaram, Fidel achou injusto e lutou para voltar a estudar.
Em 1945 Raul ingressou no Colégio Belém em Havana, em 1946 a direção da instituição enviou uma carta ao seu pai informando que ele para não permanecer ali, fez uma greve com relação aos trabalhos escolares, seu pai lhe levou de volta para Birán, onde trabalhou duro em diferentes ocupações e começou a se solidarizar e estabelecer vínculos com o povo humilde da região. Don Angel preocupado com o filho, de acordo com Ramon seu outro irmão, resolveu mandar Raul para Havana para ficar com Fidel, pois considerava que se ele continuasse lá, se tornaria um comunista. Fidel queria que seu irmão continuasse os estudos e se comprometeu a cuidar pessoalmente da educação de Raul (Serguéievich Leonov, Nikolai,p.58, 2015).
Assim, embora houvesse alguns conflitos que são naturais entre irmãos, Raul se tornou um parceiro, amigo, camarada inseparável de Fidel, com contribuições extraordinárias a revolução cubana e a consolidação do socialismo, foram décadas de militância com sua simplicidade, humildade e compromisso com as causas sociais e com a melhoria das condições de vida do povo cubano.
*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ