Banco do Brasil: Vote sim em proposta da Cassi

A partir de segunda-feira (18/11), os associados à Cassi começam a decidir se concordam com a proposta de reforma do estatuto do plano de saúde. O Sindicato dos Bancários da Bahia orienta o voto pela aprovação, por entender que o novo documento contém melhorias aos usuários. O pleito segue até o dia 28 de novembro.


Foram muitas idas e vindas durante o processo de negociação até que finalmente as entidades representativas dos funcionários do Banco do Brasil conseguiram quebrar algumas exigências e, junto com a direção da empresa, construir uma proposta capaz de salvar a Caixa de Assistência, mesmo em um cenário adverso, com ataques aos direitos dos trabalhadores e à instituição.


Um dos pontos garante a recomposição das reservas. Neste caso, para reequilibrar financeiramente o Plano Associados e preservar o atendimento à saúde de todos, sem distinção de rendimento, faixa etária ou grupo familiar, o BB pagará 60% dos custos da Cassi. Tem mais. Se a proposta passar, a empresa deverá aportar, de imediato, R$ 1,006 bilhão para o plano.


Os itens polêmicos, motivo de descontentamento na proposta levada à votação em maio, foram retirados do documento, como o piso de contribuição por dependente, a possibilidade de o presidente da Cassi utilizar voto de qualidade para as atividades técnicas. Outro ponto excluído da atual redação foi a alteração do artigo 83.


Vale lembrar que sem um novo acordo, o banco vai reduzir os aportes a 4,5%, gerando aumento do déficit da Cassi. Não é só isso. O Memorando de Entendimentos acaba em dezembro e a receita terá queda de 20%. Portanto, sem a aprovação, o Plano Associados perderá cerca de R$ 550 milhões por ano e a Cassi não terá recursos suficientes para pagar as despesas com os prestadores de serviços.


Aprovação
Para ser aprovada, mais da metade dos associados precisam votar e 2/3 dos devem votar SIM. Caso o número não seja suficiente, a Cassi não conseguirá cumprir as exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), acarretando na liquidação do Plano Associados ou na alienação da carteira. 

 

Últimas notícias