Sindicato apoia a Chapa 1 na Previ. Clique e saiba porquê

A eleição da Previ começa nesta sexta-feira. O Sindicato apoia a Chapa 1 – Previ para Associados, que tem como candidato ao Conselho Deliberativo o diretor Jurídico, Fábio Ledo. Confira as propostas e saiba porquê.

Por Redação

A eleição da Previ começa nesta sexta-feira. O Sindicato apoia a Chapa 1 – Previ para Associados, que tem como candidato ao Conselho Deliberativo o diretor Jurídico, Fábio Ledo. Confira as propostas e saiba porquê.

 

CONHEÇA MELHOR AS PROPOSTAS DA CHAPA 1

 

NO PLANO 1
Vamos manter a estratégia de “imunização do passivo” do Plano 1. Isso significa que seguiremos ajustando a carteira de ativos com rentabilidade e vencimentos compatíveis com os compromissos de longo prazo. Essa política de investimentos, defendida pelos eleitos, é avaliada e aprovada anualmente. E tem se mostrado correta e vitoriosa. Mesmo com a instabilidade na economia mundial nos últimos anos, o resultado para o Plano 1 foi positivo. Por isso, ao longo dos próximos anos propomos manter a política de aumento da exposição em renda fixa. Com investimentos especialmente em títulos públicos federais, mais seguros e com taxas compatíveis com a meta atuarial. Em relação aos investimentos em renda variável, vamos buscar alternativas de realização de ganhos. Também trabalharemos para aumentar a diversificação em papéis de mais empresas listadas na Bolsa de Valores. Com isso, diminuiremos a concentração dos investimentos e conseguiremos aplacar riscos sistêmicos.

 

RESERVAS DEVEM FICAR NA PREVI
Vamos negociar com o BB a integralização de reservas matemáticas. Sejam elas decorrentes de compromissos assumidos pelo banco em processos administrativos/judiciais e repassados à Previ em regime de caixa (P210 e P220) bem como dos benefícios decorrentes de demandas judiciais trabalhistas. Defendemos que esses valores devidos aos aposentados fiquem depositados definitivamente na Previ e, com isso, tragam mais segurança aos associados. Por meio de convênio, a Previ efetua mensalmente os pagamentos dos benefícios devidos aos aposentados que são de responsabilidade do banco. Assim, seria justo e correto que o BB integralizasse as reservas matemáticas referentes a esses valores, de forma a fortalecer o patrimônio dos trabalhadores. Cobramos, também, que o banco pague o que deve aos funcionários em demandas trabalhistas. Condenado na Justiça por ter violado direitos durante a vigência de contratos de trabalho, o BB acaba fazendo o simples recolhimento do valor das contribuições. Mas como o valor não foi capitalizado no tempo devido, não supre o montante de reserva matemática necessário ao pagamento dos benefícios. É uma dívida do banco com os trabalhadores e com a Previ e nós vamos continuar cobrando.

 

NO PREVI FUTURO
Vamos diversificar investimentos e criar perfis com mais opções de composição. O associado do Previ Futuro tem a opção de escolher seu perfil de investimentos. E isso tem-se mostrado ser um acerto: cada associado consegue adequar a gestão de seu patrimônio previdenciário ao nível de risco que está disposto a correr. Por exemplo, alternativas como os perfis ciclo de vida e com mais possibilidades no mercado de capitais permitem buscar investimentos que se enquadrem no desejo de mais segurança ou de mais risco. E sempre almejando boas rentabilidades.


CONTRA INCERTEZAS
A Chapa 1 se coloca contra a proposta do governo federal de contabilização dos ativos e do passivo a mercado. Isso traria volatilidade e incerteza ao nosso fundo de pensão. Cabe aos gestores dos planos da Previ a decisão sobre se os ativos de renda fixa devem ser contabilizados como marcados à mercado (sujeitos à volatilidade devido ao humor do mercado) ou no vencimento (com a rentabilidade contratada sendo capturada ano a ano). Isso não pode ser uma imposição normativa. Acreditamos que essa regra, prevista na resolução 43/21 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), é uma ingerência na gestão das entidades. E busca igualar os fundos de pensão com os planos de mercado, totalmente diferentes em seus propósitos. Não vamos aceitar.

 

PIP - NOVA FÓRMULA
Vamos continuar cobrando a revisão da Fórmula da PIP para que mudanças no Plano de Carreira do BB se reflitam na contribuição ao plano e na formação de reserva dos associados. Essa tem sido uma batalha constante dos eleitos e das entidades sindicais nas negociações com o banco. A fórmula da PIP remonta à criação do Previ Futuro. Desde então, ocorreram muitas alterações na política de pessoas e remuneração do BB. Dessa forma, é necessário que a fórmula também contemple o acumulo de mérito, assim como o tempo de exercício de cargo deve ser mais valorizado. As variáveis da fórmula precisam refletir isso. E permitir que mais pessoas pontuem o suficiente para ter a alternativa de uma contribuição maior e compatível ao seu nível de remuneração, garantindo assim um beneficio adequado.

 

NA GESTÃO
Nós da Chapa 1 somos contra o Projeto de Lei (PL) 268 e outras propostas que têm por objetivo retirar a participação dos associados na governança da Previ. O sucesso e a perenidade do nosso fundo de pensão comprovam a importância dessa participação. Além disso, nossa constante batalha pela garantia de os associados participarem da gestão de seus recursos passa pela legislação e pelas normas legais. Tentativas de cercear nossa participação na governança precisam ser combatidas. E, para isso, é fundamental o apoio das entidades representativas, todas com a nossa chapa nesse firme propósito de estar sempre ao lado dos associados, marca registrada dos componentes da Chapa 1 – Previ para os Associados.

 

CASH BACK PARA CONTRIBUIÇÃO ADICIONAL (2C)
Todas as bandeiras de cartões de crédito, atualmente, possuem programas de cash back por meio de pontos. Propomos uma negociação com a BB Cartões para que o associado possa ter a alternativa de transformar seus pontos em contribuição adicional ao Previ Futuro. Dessa forma, poderá aumentar sua reserva matemática e, consequentemente, seu benefício futuro.

 

NO EMPRÉSTIMO SIMPLES E NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Vamos investir em automação e digitalização para aprimorar o fluxo de atendimento e tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos para os associados. Também estamos buscando, em negociação com a Caixa Federal já há algum tempo, a autorização que irá permitir a utilização do FGTS na amortização de prestações do financiamento imobiliário. Atualmente isso só é possível, na Previ, para a quitação total do débito. No entanto, esse é um direito que pode ser estendido aos associados da Previ e estamos trabalhando para fazer valer, já que portaria do BC nos capacita a receber o mesmo tratamento proporcionado às demais financiadoras sob as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).