Campanha quer o fim da violência contra mulher  

O combate à violência contra a mulher ganha um importante reforço com a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A partir desta segunda-feira (25/11) até o dia 10 de dezembro acontecem diversas ações em todo o mundo para chamar a atenção de toda sociedade.


Neste ano, o tema é Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro. É fundamental que todos se engajem nessa luta, pois os números mostram uma realidade ainda muito preocupante. 


Para se ter ideia, em 2017 foram registrados 4,9 mil assassinatos de mulheres no Brasil. Cerca de 13 mulheres foram mortas por dia ao longo do ano, crescimento de 30,7% em 10 anos e de 6,3% em relação a 2016. 


O Atlas da Violência aponta também que 28,5% das vítimas foram mortas em casa e 52% por armas de fogo. O estudo sinaliza que 28,5% dos crimes ocorrem dentro da residência, sendo que destes 39,3% muito provavelmente são casos de feminicídio íntimo ou estupro. 


Discutir pautas relacionadas à violência de gênero, formas para criar novas práticas para banir o feminicídio, a violência doméstica, a cultura do estupro e todo tipo de violência física, psicológica, patrimonial ou simbólica é fundamental na luta em defesa das mulheres.