Sindicato presta homenagem às mulheres

Em um mês marcado por mobilizações e protestos contra retrocessos e pela manutenção do já foi conquistado, 8 de março é quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Por isso, o Sindicato dos Bancários da Bahia faz questão de marcar presença nas agências para parabenizar às mulheres e também informar acerca dos novos perigos que se aproximam com as medidas do governo. 

A reforma da Previdência, por exemplo, aumenta a idade e o tempo de contribuição para todos os trabalhadores, inclusive as mulheres.

O tempo mínimo de contribuição passaria dos atuais 15 anos para 20 anos, desconsiderando a dupla jornada vivida pela maioria delas devido aos afazeres domésticos não remunerados. "Afetando as mulheres toda sociedade sentirá os efeitos. Principalmente porque nós fazemos a economia do país acontecer em diversos aspectos", afirmou uma funcionária do Bradesco. 

De acordo com o Dieese, em 2017 as mulheres gastaram 17,3 horas semanais realizando tarefas domésticas, contra apenas 8,5 horas semanais dos homens. Ou seja, semanalmente elas trabalham até 54,2 horas, enquanto os homens 49,9 horas. Contudo, o governo Bolsonaro ignora tudo isso. "Nessa data, é importante perceber que o Sindicato está atento às demandas femininas", afirmou bancária do Itaú.

"O 8 de março é um dia para reverenciar a história, a memória e a luta das mulheres que conquistaram vários direitos, inclusive o de votar, que entrou para a Constituição apenas em 1934", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. 

A diretora de Gênero do Sindicato, Martha Rodrigues, destaca que a data é mais um símbolo de resistência das mulheres. “Não vamos nos calar e aceitar que retirem nossos direitos", afirmou.