Transações bancárias por celular aumentam no Brasil

Por consequência de inúmeras demissões, e pouco investimento em funcionários, o número de canais de atendimento físico dos bancos tem reduzido. Por outro lado, o acesso a serviços financeiros por meio remoto, como por celular, cresce. 


Segundo o relatório de Cidadania Financeira, divulgado pelo Banco Central, as transações por aplicativos, internet banking e call centers já representam 66% do total das transações realizadas (remotas e presenciais). As operações por meio online registraram expansão de 20%, de 2015 a 2016, e de 21%, de 2016 a 2017.


As operações feitas em canais presenciais como agências e postos, caixas de autoatendimento e correspondentes bancários, diminuíram em 5% de 2015 a 2016 e voltaram a crescer 7% de 2016 a 2017. Assim também houve queda dos pontos físicos de atendimento. Eram no total 277.982 em 2015, contra 257.570 em 2017. 


Por mais que as operações digitais tenham aumentado, os canais de atendimento físico ainda são responsáveis por grande parte dessas operações. Sem contar que diminuir o investimento em postos físicos significa uma perda expressiva de empregos para diversos trabalhadores.