Prévia de inflação comprova sabotagem do BC

Os últimos dados oficiais sobre preços divulgados pelo IBGE mostram que em agosto o IPCA teve variação negativa de 0,02% – ou seja, desinflação ou queda generalizada de preços no país.

Por Ana Beatriz Leal

Mais um dado para derrubar por terra o falacioso argumento do Banco Central para justificar a elevação da Selic por temer alta inflacionária futura. A nova prévia da inflação de setembro desacelerou e ficou em 0,13%, abaixo dos 0,19% registrados em agosto e menos da metade dos 0,35% verificados no nono mês de 2023.  


Os últimos dados oficiais sobre preços divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que em agosto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve variação negativa de 0,02% – ou seja, desinflação ou queda generalizada de preços no país.


Novamente os dados reforçam que a estratégia utilizada pelo Banco Central está equivocada e tem viés político. A elevação da Selic para 10,75% vai encarecer empréstimos e financiamentos, sem contar na redução da procura por produtos e serviços. Além disto, a inflação – que está dentro da meta – não é por excesso de demanda, mas por questões climáticas. Fica claro que a política monetária visa agradar o mercado e prejudicar o povo e o desenvolvimento nacional.