Unidade marca o Dia de Luta em defesa da Funcef

O Sindicato dos Bancários da Bahia realizou ato, na manhã desta sexta-feira (24/01), como parte do Dia Nacional de Luta em defesa da Funcef, na agência da Caixa do Iguatemi. Em todo o país, os empregados do banco 100% público se reuniram para protestar contra o fim da eleição para diretoria das entidades fechadas de Previdência Complementar.


Durante a manifestação, realizada no Dia Nacional do Aposentado, Almira Portela, que foi empregada da Caixa por mais de 30 anos, falou que a mobilização de todos para defender a Fundação é fundamental. “Aposentamos pensando em melhorar a situação. Ou a gente tem consciência ou vamos perder tudo o que conquistamos. Precisamos vir à luta”. 


Os diretores do Sindicato e da Federação da Bahia e Sergipe ressaltaram a importância da união e resistência contra as ameaças à Funcef. Opinião compartilhada pelo aposentado da Caixa, Francisco Gidi. “Precisamos fortalecer o movimento diante do atual cenário de desmonte do governo, que reflete nos trabalhadores e aposentados”.


Além de extinguir a possibilidade da eleição nos fundos de pensão, a resolução aprovada pelo CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) quer instituir o voto de minerva para todos os assuntos. Mas, no caso da Fundação, só será extinta caso o estatuto seja alterado. “O banco passaria a tomar decisões na Funcef, unilateralmente. Sem ouvir a opinião dos verdadeiros interessados: os participantes”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.