Sindicato e Agecef debatem reestruturação da Caixa 

O governo promove um verdadeiro desmonte na Caixa, para justificar a privatização, primeiro sucateia o banco. O anúncio de reestruturação na rede com impactos nos cargos de gerentes, tesoureiros e caixas deixou os empregados apreensivos. Para discutir a mudança, o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Agecef-BA (Associação de Gestores da Caixa) fazem reunião com os trabalhadores, na segunda-feira (27/01), às 18h30, no auditório da entidade. 


Anunciada no início de dezembro do ano passado, a reestruturação altera a rede de atendimento, aplicando a verticalização de todos os gerentes, além de ampliar a segmentação e criar o conceito de “gestão operacional” nas agências. 


A função de tesoureiro seria extinta, dando lugar para a criação do gerente operacional e acesso por PSI (Processo Seletivo Interno), acumulando função para o bancário sem aumento salarial. Outro risco da reestruturação é o descomissionamento em massa dos caixas.


A reunião das duas entidades serve para alertar os bancários de toda base sobre os prejuízos das mudanças impostas pelo governo e a direção da empresa. O desmonte promovido pela equipe de Bolsonaro inclui também a venda de subsidiárias da Caixa, como a área de seguros e cartões.