Bancos fecham agências por concorrência digital

Diante da multiplicação dos bancos digitais, os tradicionais que ainda possuem agências físicas estão fechando as unidades. Como solução, os cincos gigantes do setor financeiro no país – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa - oferecem os serviços por meio dos aplicativos dos celulares. De 2013 até agora, já foram fechados mais de 2 mil postos de atendimento.


O número é ainda maior quando são analisados os últimos seis anos. De acordo com o levantamento do Dieese, a quantidade total de agências das cinco instituições caiu de 19.841 para 17.730. Para manter a atual rentabilidade, segundo a consultoria alemã Roland Berger, os bancos terão de cortar R$ 24 bilhões em custos nos próximos três anos. 


Fechar agências significa demissões, além de representar perda para o próprio banco, já que pessoas utilizam agências físicas para pagar boletos, por exemplo, e são atraídas para comprar produtos das instituições. 

Itaú fecha 400 agências
Segundo o relatório do banco Safra, o Itaú fechou quase 400 agências em 2019. A direção informou que em 2020 irá diminuir o procedimento, por entender que atitude pode afetar a sua capilaridade. Parte da decisão, segundo a direção, é pelo processo de digitalização dos bancos.