COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SAQUE
NA ESSÊNCIA
Declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai na essência da democracia social: "No Brasil, proporcionalmente à renda, os pobres pagam mais imposto do que os ricos. A reforma tributária prepara terreno para nos aproximarmos dos países desenvolvidos, que taxam de maneira mais justa os mais ricos". Está aí um dos motivos de os ultraliberais odiarem tanto Lula.
SEM LATIDOS
Os “cães de guarda” dos EUA, a maioria bolsonarista, que acham legal e “bonitinho” tudo que vem ou tem a ver com o império, estão entupidos, sem saber como justificar a censura imperial na farsante “terra das liberdades”, que aprovou lei dando prazo de 1 ano para a chinesa ByteDance vender o TikTok para uma empresa estadunidense. Se fosse no Brasil estariam latindo.
BASTA COMPARAR
Para quem não integra a matilha bolsonarista, fica fácil refletir. Se o TikTok, obedecendo as leis dos EUA, é impedido de continuar operando no país que se autoproclama “mundo livre”, apesar do regime altamente policialesco, imagina o que o Brasil tem direito a fazer com o X (Twitter) e o fascinazista Elon Musk, que ataca a soberania nacional e ainda se mete na vida política.
ALMIRANTE NEGRO
A revolta do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, contra a inclusão, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, aprovado pela Câmara Federal, do nome do marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata (1910), comprova o elitismo, o racismo e o preconceito que ainda predominam nas Forças Armadas. Pela memória do “Almirante Negro”.
COM EXATIDÃO
“Não cabe à Marinha do Brasil nem a seu comandante dizer quem pode ou não pode ser reconhecido como herói pelo Congresso Nacional e pelo povo brasileiro. Cabe cumprir seu papel definido na Constituição". De Gleisi Hoffmann, presidenta do PT. João Cândido liderou a Revolta da Chibata, contra chibatadas de oficiais brancos em marinheiros negros e mulatos.