• Notícias

Prioridade no atendimento às vítimas de violência

Cerca de 30% das brasileiras sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem em 2022. Para mudar a estatística, o Brasil precisa destinar mais verbas para programas que trabalham a questão e propostas de acolhimento às vítimas. Neste sentido, é positiva a aprovação no Senado do projeto de lei (PL 2.737/2019), que estabelece prioridade no atendimento social, psicológico e médico à mulher agredida. 

Por Ana Beatriz Leal

Participar da consulta é fundamental 

As respostas irão reforçar as definições dos eventos dos trabalhadores de bancos públicos e privados, inclusive a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 7 e 9 de junho. 

Por Camilly Oliveira

Territórios quilombolas estão ameaçados

Depois há quem diga que não existe racismo no Brasil. Os Territórios Quilombolas, fundamentais para a conservação ambiental no Brasil, enfrentam ameaças de invasão e degradação. Os quilombos têm uma importância histórica como símbolos de resistência à escravidão, desde o período colonial, representando a luta pela liberdade, resistindo à opressão e exploração. 

Por Camilly Oliveira

Conferência trata sobre a conjuntura nacional e o sistema financeiro

A participação dos bancários na 26ª Conferência da Bahia e Sergipe, sábado e domingo (418 e 19/05), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, é fundamental para esclarecer os riscos que a democracia social corre com o fascinazismo. Embora o cenário se apresente melhor para as negociações, projetos em tramitação no Congresso Nacional atendem ao sistema financeiro e prejudica a categoria.

Por Rose Lima

Cresce a lista suja do trabalho escravo na Bahia

As desigualdades sociais ainda persistem na sociedade brasileira e jogam uma parte da população à miséria. E quem está no topo da pirâmide aproveita para explorar. O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) incluiu 38 novos patrões baianos no Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. 

Por Ana Beatriz Leal

Jornal O Bancário

8855 - 16.05.2024

8855 - 16.05.2024