Compras on-line exigem atenção. Fique atento

As compras on-line devem ser feitas com muito cuidado e atenção para não acabar em golpes, principalmente em promoções. Especialistas indicam que ao considerar o cenário das fraudes, 22% dos consumidores já passaram por uma tentativa

Por Angélica Alves

As compras on-line devem ser feitas com muito cuidado e atenção para não acabar em golpes, principalmente em promoções. Especialistas indicam que ao considerar o cenário das fraudes, 22% dos consumidores já passaram por uma tentativa, mas não chegaram a ser vítimas. 


Entre os esquemas de fraudes mais conhecidos estão o smishing, tática criminosa em que se tenta convencer uma pessoa a dar informações privadas através de mensagens, cartão de crédito roubado ou cobrança fraudulenta, golpe do PIX, ligação fraudulenta, dinheiro ou vale-presente, roubo de identidade, links falsos e conta hackeada. 


Diante de tantas possibilidades de golpe, a recomendação é que o consumidor verifique a reputação das lojas e fornecedores, não clique em links recebidos por e-mail, não repasse dados em ligações suspeitas. Outra dica é observar se existe um cadeado verde de identidade no site que está sendo acessado, o que mostra confiança no endereço.


No caso de problemas com compras virtuais, o primeiro passo é entrar em contato com a própria empresa. Se não for resolvido, basta procurar um dos canais de atendimento do Procon com documentos que contenha o número do protocolo, mensagens trocadas por e-mail e Whatsapp da loja.