Bancos

Safra

Vitória do Sindicato para os funcionários do Safra

Postado: 05/08/2019 - 17:56

O Sindicato dos Bancários da Bahia fechou um acordo importantíssimo nesta segunda-feira (05/08), para os executivos de conta do Banco Safra, responsáveis pelo Safra Pay, garantindo todos os direitos que a categoria bancária conquistou ao longo de anos, além de indenização aos trabalhadores. 


O banco apresentou a proposta de contratar os executivos, responsáveis pela vendas das maquininhas da Safra Pay, como comerciários, trabalhando mais, com salário menor e sem os direitos da categoria bancária. No acordo, firmado na reunião, foram garantidos a gratificação semestral, PLR, tíquetes alimentação, plano de saúde, licença maternidade, entre outros diretos. 


Aprovado pela grande maioria, o acordo só foi possível pelo entendimento de que o cargo é gerencial, e que conseqüentemente trabalha 8 horas. O Sindicato obteve uma conquista inédita no país que, além de fechar o acordo coletivo, também conseguiu em negociação o pagamento de uma indenização de R$ 280 mil aos 32 funcionários, que estão ativos ou que foram desligados do Safra Pay.


O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, ressaltou que o acordo e a indenização foram frutos da luta incessante do Sindicato na defesa os trabalhadores, acompanhando cada local de trabalho, além da boa capacidade de negociação e atuação jurídica. Estiveram também o diretores Lucas Magalhães e a funcionaria do Safra, Sara de Santana.


O pagamento será feito em até 15 dias após a homologação do acordo judicial.