Bancos

Itaú Unibanco

Banco Itaú pode fechar mais agências no país. Ruim 

Postado: 01/08/2019 - 17:25

As notícias não são boas para os funcionários e clientes do Itaú. Apesar do lucro de R$ 13,9 bilhões no primeiro semestre, o presidente do banco, Candido Bracher, declarou que existe a possibilidade de continuar o fechamento de agências ao longo deste ano. 


O movimento sindical aguarda explicações, pois, segundo ele, o local que possuir unidades próximas e uma delas será capaz de comportar o fluxo de clientes. Em 12 meses, foram fechadas 199 agências físicas, sendo 195 somente no 2º trimestre, e abertas 36 agências digitais (apenas uma no trimestre). Resultado: sobrecarga de trabalho e demissões.


Bracher informou sobre a possibilidade de fechamento de agências em teleconferência com jornalistas para comentar os resultados do segundo trimestre, quando o maior banco privado do país lucrou R$ 7 bilhões. 


A desculpa dada pelo presidente do Itaú para fechar as agências físicas é a redução do fluxo de clientes em decorrência do crescimento da oferta de serviços digitais. Por mês, o banco abre atualmente 70 mil contas digitais, quase o mesmo número de unidades, sem considerar as aberturas realizadas para atender a folha de pagamento de empresas. 


Além dos prejuízos para os bancários que serão realocados para agências mais distantes, os clientes serão obrigados a caçar uma unidade para ser atendido. 


A economia de bairros e cidades onde o Itaú fechar também será prejudicada. O consumidor se deslocará para sacar dinheiro e, consequentemente comprará o que precisa em outros locais.