Bancos

Santander

Após luta, Santander encerra orientação financeira

Postado: 12/06/2019 - 11:50

Após luta do movimento sindical contra o trabalho 'voluntário' aos sábados no Santander, a direção da empresa se rendeu e encerrou o projeto de orientação financeira, previsto para acabar somente no fim de junho. Na semana passada, o banco havia anunciado o cancelamento em 9 das 29 agências do país onde o atendimento acontecia. 

Em Salvador, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federação fizeram mobilização todos os sábados na agência da Pituba, para esclarecer à sociedade o desrespeito do Santander com os funcionários. Pela força dos atos, a unidade foi uma das primeiras a ter o projeto cancelado. 

Além de descumprir legislação brasileira, o banco não garantia proteção trabalhista aos bancários, porque, segundo a empresa, se tratava de trabalho voluntário. Mas, na atual conjuntura, com desemprego em alta, dificilmente um trabalhador negaria o pedido. 

Tem mais, segundo a cláusula 35 do acordo coletivo específico, as demandas da empresa e dos bancários relacionadas à relação de trabalho devem ser tratadas no Comitê de Relações Sindicais.