Bancos

Santander

Sindicato realiza ação solidária no Santander 

Postado: 20/05/2019 - 11:15

O protesto do Sindicato dos Bancários da Bahia no Santander da Pituba contra o trabalho 'voluntário' sobre educação financeira aos sábados rendeu resultado favorável mais uma vez. Como nenhum cliente compareceu à agência, a atividade foi encerrada mais cedo no sábado (18/05) e não houve palestra. 

Mas, os diretores do Sindicato e da Federação da Bahia e Sergipe promoveram ação solidária com o apoio da população, que recebeu lanche e ouviu atentamente sobre o descaso do banco espanhol com os funcionários. Também realizaram apitaço na porta da unidade.

Como na semana anterior, os diretores ressaltaram a medida desrespeitosa da empresa, que descumpre a legislação brasileira e abre agências em todo o país aos sábados. Para completar, não garante proteção trabalhista, com o argumento de ser trabalho voluntário, como se em tempos de crise e de alta no desemprego alguém fosse negar a convocação. 

Além do ato em Salvador, aconteceram protestos nas outras 28 unidades selecionadas do país pelo banco para a atividade. A previsão é de que as agências abram até o último fim de semana de junho. Se o Santander não voltar atrás, até lá, o movimento sindical vai protestar.