Bancos

Santander

SBBA contra abertura do Santander sábado

Postado: 06/05/2019 - 14:09

Contra a abertura das agências do Santander aos sábados para trabalho 'voluntário' de educação financeira, os diretores do Sindicato da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe convenceram os funcionários a não trabalhar, no sábado (04/05), na unidade Pituba. 

As entidades já tinham entrado em contato com o banco espanhol e reafirmaram a posição contrária. Porém, o Santander insistiu. Sindicatos de todo o país também realizaram manifestações contra abertura das agências. A previsão é de que a atividade aconteça em finais de semana deste mês e de junho.

Para o Sindicato da Bahia, se a intenção do banco espanhol fosse realmente realizar trabalho social, teria utilizado outros espaços nos bairros, como escolas e conselhos de moradores. No entanto, a empresa quer abrir agências e não se compromete com a cobertura dos direitos trabalhistas dos bancários, a exemplo do acidente de trabalho. 

Ainda tem mais. Disfarçado de orientação financeira, abertura os sábado ia se tratar de captação de produtos. Com a justificativa de trabalho 'voluntário', o funcionário não receberá por isto e também não terá direito a folgar. 

Mesmo de forma 'voluntária', o Sindicato recebeu denúncias que alguns gestores pressionaram funcionários a não esquecer do voluntariado. Atitude inaceitável.