Evite golpes bancários através de ligações 

Os golpes bancários através de ligações telefônicas estão cada vez mais comuns. As pessoas devem sempre ficar atentas e desconfiar quando quem liga alega que trabalha para algum banco e ainda pede acesso ao aplicativo para executar procedimentos de segurança.

Por Renata Andrade

Os golpes bancários através de ligações telefônicas estão cada vez mais comuns. As pessoas devem sempre ficar atentas e desconfiar quando quem liga alega que trabalha para algum banco e ainda pede acesso ao aplicativo para executar procedimentos de segurança.


Para não cair em fraude, o cliente não deve responder e-mails nem clicar em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que geralmente possuem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança.


Caso a pessoa receba ligação com este tipo de conduta não deve realizar procedimento algum pedido pelo suposto atendente. O recomendado é que ligue para o gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.

 

Além disso, o cidadão que receber ligação suspeita, deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro aparelho para confirmar a história. As pessoas precisam desconfiar de promessas de vantagens exageradas e jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir negócio’.