ONU critica duramente o Brasil por retrocessos

A ONU (Organização das Nações Unidas) criticou o Brasil por conta da política de austeridade do governo ultraliberal de Jair Bolsonaro que impõe "retrocessos significativos" à toda nação. Destaque para as questões ligadas aos direitos humanos e em políticas "para proteger o meio ambiente e os povos indígenas".


Segundo a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, "no Brasil, ataques contra os defensores de direitos humanos, incluindo assassinatos – muitos deles direcionados contra líderes indígenas – estão acontecendo em um contexto de retrocessos significativos de políticas para proteger o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas".
 

Bachelet também criticou as ações dos EUA na área ambiental e de direitos humanos.  "Os EUA estão […] revertendo as proteções ambientais, inclusive para cursos de água e pântanos. Poluentes não tratados agora podem ser despejados diretamente em milhões de quilômetros de córregos e rios, colocando em risco ecossistemas, água potável e saúde humana", afirmou.