Muito cuidado com o golpe da troca de cartão

O cidadão deve ficar ligado. Em época de Carnaval e festas toda semana, muita gente se aproveita para dar golpes que, muitas vezes, passam despercebidos e quando a pessoa se dá conta, já era. É o caso da captura da senha e troca do cartão.


As quadrilhas especializadas aproveitam a aglomeração e a distração do folião para roubar os dados e usar o cartão. Eis como funciona: o golpista entrega a maquininha para o cliente digitar a senha. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a informação. 


Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, o golpista troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois. Para evitar cair na cilada, é fundamental que o cidadão dobre a atenção ao realizar compras. Nada de conversa e distração. Na hora de digitar a senha e conferir o valor, todo cuidado é pouco.