Os alimentos crus melhoram a saúde mental

Há quem diga que manter uma alimentação equilibrada, com frutas e legumes cozidos, é o segredo para melhorar a saúde mental. A hipótese seria válida, se os estudos que comprovam a eficácia considerassem não apenas o tipo de alimento, mas também a forma como esses produtos devem ser consumidos.


De acordo com pesquisadores da Universidade de Otago, da Nova Zelândia, para reduzir sintomas de depressão ou transtornos mentais que levam a um possível suicídio, o melhor é consumir frutas e vegetais crus do que cozidos, enlatados e processados.


A professora de psicologia e também principal autora do estudo, Tamlin Conner, destaca que a forte associação da maneira como o consumo é realizado comparado com a eficácia na recuperação da saúde mental do indivíduo, se dá justamente pelo fato de o produto 'não ter sido modificado'.


A pesquisa foi feita com mais de 400 jovens adultos da Nova Zelândia e dos Estados Unidos, com idade entre 18 e 25 anos, justamente pelo fato de serem os menos prováveis no consumo desses alimentos. Por fim, o estudo comprovou que as pessoas que comeram mais frutas e vegetais crus tiveram níveis de bem-estar psicológico melhorados, incluindo bom humor e satisfação com a vida.