Notícia

[Na Caixa, quinta é Dia de Luta contra reestruturação]

Na Caixa, quinta é Dia de Luta contra reestruturação

Postado dia: 12/02/2020 - 18:02

Os empregados da Caixa se mobilizam em todo o Brasil, nesta quinta-feira (13/02), em defesa da Caixa 100% pública. O objetivo é reforçar a campanha #ACAIXAÉTODASUA, que chama atenção para a importância do banco para o país, e reforçar os abusos cometidos pela direção da empresa com o processo de reestruturação.


Todos devem vestir preto. Também estão previstas manifestações e reuniões com os colegas e a população para apresentar os riscos que a Caixa corre com as vendas de áreas estratégicas do banco. Depois de vender a Lotex, a direção do banco anunciou para abril a abertura de capital da Caixa Seguridade - que cuida do setor de cartões.


Fatiada, a empresa perde a capacidade de gerir programas importantes de inclusão social. Os números mostram o tamanho da instituição. O banco é responsável por 70% dos financiamentos habitacionais, por cerca de R$ 120 milhões de pagamentos do Bolsa Família e por transferir R$ 4,5 milhões aos programas nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde.


Luta no Congresso
Os bancários também contam com o apoio de parlamentes na luta em defesa da Caixa. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) se reuniu com o vice-presidente de Distribuição da empresa, Paulo Henrique Ângelo, para cobrar a manutenção das Superintendências Regionais na Bahia. Segundo ela, o fechamento faz parte do desmonte do banco.


A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) manifestou em nota o apoio à luta dos trabalhadores da Caixa contra a reestruturação que a direção do banco está implementando unilateralmente, causando prejuízos a todos. Uma rodada de negociação entre a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) e a direção da empresa ainda acontece nesta quarta-feira (12/02), para tratar do assunto. O debate começou pela manhã e ainda não terminou.