Deputados em defesa da Caixa 100% pública

Os deputados federais mostram preocupação com os prejuízos que o desmonte da Caixa pode causar à população. No plenário da Câmara Federal, nesta quarta-feira (05/02), os parlamentares defenderam o banco público e o papel social que exerce no país. 


A política de venda das subsidiárias para enfraquecer a Caixa fez parte do discurso do deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS). Ele criticou a retirada de todas as partes rentáveis e que fazem a parte social. “São áreas tão importantes para o povo e estão entregando para os bancos [privados]".


A reestruturação proposta pela diretoria do banco, prevista para março, é a prova que a Caixa está sendo desmontada. A deputada federal Érika Kokay (PT/DF) resaltou que mais de 30% dos recursos dos jogos feitos nas loterias vão para as políticas sociais. 


Disse ainda que a gestão do banco quer fechar as agências, prejudicando a população mais pobre. A empresa é responsável por 98% dos créditos habitacionais de baixa renda no país. “Querem arrancar da Caixa os cartões, querem tirar o que é lucrativo. São dezenas de superintendências que vão fechar. Temos que defender a Caixa”, concluiu.