Reestruturação na Caixa traz apenas prejuízos

Defender a Caixa é primordial. Ainda mais após o mais recente anúncio de reestruturação, que pode provocar a redução do banco e, consequentemente do papel social, e desrespeitar os direitos dos trabalhadores. Total desmonte.


A proposta prevê que Caixa será direcionada para o aumento das vendas de produtos em seguros, cartões e outras áreas que estão na lista de privatização. 


Alterações bruscas de atividades, cobranças de metas abusivas, descomissionamentos sumários, fim de postos de trabalho e transferências compulsórias são os principais problemas enfrentados pelos empregados.  


A nova reestruturação vai reduzir o papel social do banco, pois as mudanças não levam em consideração o esforço de quem carrega a empresa nas costas. Muito menos o sucesso obtido com o pagamento de FGTS, PIS e outros programas sociais realizados pela empresa.


Os pagamentos do IHCD (Instrumento Híbrido de Capital) também colaboram para a descapitalizar a Caixa. Com a devolução do dinheiro, terão mais cortes no Minha Casa, Minha Vida, por exemplo. O programa está parado por falta de recursos e o contingenciamento levou mais de 90% dos recursos autorizados. 


A oferta de crédito em áreas importantes para o país tem sofrido recuos na Caixa, a exemplo da redução de quase 71% no crédito para micro e pequenas empresas e de 30% no crédito agrícola entre 2015 e 2019.