Sindicato no protagonismo de luta no país 

Sinônimo de resistência e protagonista na história de luta não só no Estado, como no Brasil desde 1933. Com estas definições, o Sindicato dos Bancários da Bahia completa 87 anos, nesta terça-feira (04/02), com diversos benefícios garantidos para a categoria e sociedade. 


Ao longo de quase nove décadas, o SBBA protagonizou momentos marcantes do país. O presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, destaca que não há uma só conquista obtida pelos trabalhadores que não tenha a participação do Sindicato. "Tenho muita honra em caminhar ao lado de várias gerações que ajudaram a construir a história de uma das entidades mais fortes do Brasil". 


Quem recebeu o primeiro pedaço do bolo da entidade foi o aposentado Francisco José de Bittencourt, conhecido como Chico, que foi funcionário do Baneb (Banco do Estado da Bahia) por 25 anos. "O Sindicato é uma mãe e um pai para todos os bancários baianos”, disse ao agradecer e parabenizar o SBBA pelo trabalho na comemoração no Bradesco, antigo Banebão, no Comércio. 

 

Ao lado dos clientes
O Sindicato dos Bancários da Bahia não luta apenas pela categoria. A defesa dos clientes sempre esteve na pauta de reivindicações. O diretor de Comunicação Adelmo Andrade fez questão de destacar que a entidade olha para as demandas da sociedade. “Nossa mobilização é por melhor atendimento, cobrança por contratações e segurança, inclusive com a colocação e manutenção de portas giratórias nas agências”. 


Sobre os ataques do governo ao movimento sindical, o aposentado do Baneb, Pedro Amorim, disse que apesar de os governos Temer e Bolsonaro tentarem enfraquecer as entidades, o Sindicato dos Bancários da Bahia segue firme lutando pelos trabalhadores. Lembrou ainda as conquistas intermediadas pelo SBBA, como a jornada de seis horas, sábados de folga, data-base unificada e licença maternidade de seis meses.