Reestruturação do Banco do Brasil reduz salário

A direção do Banco do Brasil mente ao justificar que a nova reestruturação vai melhorar a remuneração dos funcionários. Na prática, o BB impõe mudanças que reduzem os salários, com a diminuição do VR (Valor de Referência), e criam diferenças entre bancários com a mesma função.


Assim como na Caixa, a reestruturação, anunciada por meio de uma videoconferência, realizada nesta segunda-feira (03/02), acontece sem diálogo com a Comissão de Empresa dos Funcionários e desconsidera as reais demandas dos trabalhadores. Uma atitude muito comum no atual governo.


O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo, destaca que o processo "impõe a redução salarial e ainda impossibilita a progressão na função". No Estado, a entidade tem uma reunião marcada com a Superintendência, nesta sexta-feira (07/02), às 10h, para discutir os impactos.  


Segundo comunicado do banco, todas as funções de confiança e gratificadas  acima da média do mercado tiveram os valores ajustados, ou seja, diminuídos. Para as pessoas que estão em função que houve queda do VR, será criada a verba VTVF. Mas os novos funcionários serão remunerados com as novas regras, quer dizer, sem os mesmos direitos. 


Mais prejuízo na descontinuidade dos módulos básico / avançado. A medida atinge a gerência média da rede de negócios. Antes, o funcionário poderia ter uma melhoria salarial ao migrar para o módulo avançado. Mas, agora, acabou.    


Sobre a GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), além dos parâmetros e métricas já definidas, o BB implementará outras ações, como a criação de um Conselho de Avaliação, mas não explicou detalhadamente como atuará, o que pode alterar a GDP e prejudicar os funcionários.
 

Últimas notícias