Avanço na abertura de capital da Caixa Seguridade 

O desmonte da Caixa está a passos largos. O presidente do banco, Pedro Guimarães, afirmou que "está discutindo, obtendo autorizações e muito perto de começar a abertura de capital da Caixa Seguridade". É evidente que a venda de setores rentáveis e estratégicos da empresa agride o interesse público e a saúde financeira da instituição financeira.


Mesmo assim, reforçou que vai anunciar uma joint venture (aliança estratégica comercial) para entrar no ramo de adquirência (mercado onde companhias que efetuam transações financeiras atuam). Guimarães disse que a Caixa vai lançar uma nova bandeira de cartões. 


Os empregados estão preocupados com os anúncios de fatiamento do banco através da venda das loterias e da parte de cartões. Só em 2019, foram vendidos R$ 15 bilhões de ativos da instituição. A medida prejudica a capacidade do banco em realizar novos empréstimos e nos financiamentos para moradia e educação para a população. 


Os anúncios de abertura de capital e de “reestruturar” a Caixa deixam os trabalhadores apreensivos. As alterações propostas pelo governo estão vinculadas à intenção de aumentar as vendas de produtos, como seguros, cartões e cheque especial, que são ligadas a áreas que o banco quer privatizar. Como o foco é apenas o negócio, a cobrança de metas para os empregados só vai aumentar.