No Brasil, 3,8 milhões estão sem Bolsa Família

A grande mídia anuncia aos quatro cantos do país que 500 mil pessoas estão na fila para receber o Bolsa Família. Dados do governo Bolsonaro. Tudo mentira. O país tem atualmente 3,8 milhões de famílias pobres ou miseráveis de fora do programa. O número é 7,6 vezes maior do que o oficial.


A pesquisa considera famílias que estão aptas para receber o benefício, mas não são contempladas. A estimativa do Ministério da Cidadania leva em conta dados do Censo de 2010, já muito defasado. De lá para cá, com a crise política econômica brasileira, intensificada por parte das elites brasileiras a partir da derrota nas eleições presidenciais de 2014, milhões voltaram à pobreza.
 

Em 2018, o país atingiu o maior nível de pessoas vivendo em condição de miséria, 13,537 milhões. Contingente maior do que toda a população da Bolívia. Em Salvador, 1 em cada cinco vivem na extrema pobreza. Essas famílias vivem com menos de R$ 145,00 por mês. 
 

O cenário só tende a piorar. Na tentativa de encobrir a falta de investimento em políticas capazes de reduzir as desigualdades sociais, Bolsonaro alega fraudes no Bolsa Família e corta o benefício de milhões. No ano passado, houve um corte de 1,3 milhão de beneficiários.