Funcef tenta mascarar realidade dos aposentados

Enquanto muitos aposentados sofrem por não quitar as dívidas básicas devido às inúmeras cobranças sobre a renda, a Funcef tenta mascarar a realidade. Os empregados estão cada vez mais endividados e doentes. 


A matéria publicada pela Funcef, intitulada Descubra o que os aposentados da Caixa estão fazendo depois dos 60, mostra relatos de trabalhadores que decidiram trabalhar, através do empreendedorismo, por pura diversão. No entanto, a realidade é outra. 


A pesquisa Realidade dos Trabalhadores da Caixa aponta a procura por trabalho como uma necessidade, já que 40% da renda mensal do aposentado são comprometidas com dívidas. Ainda têm os 20% dos proventos que vão para o pagamento dos equacionamentos da Funcef. 


Quase 97% dos participantes pagam, em média, R$ 1,6 mil por mês só de equacionamento. Sobram apenas 40%. Quantia insuficiente para arcar com moradia, alimentação, remédio e todo o resto. O real motivo para o fato de 60% dos aposentados retornarem ao mercado de trabalho é, na verdade, a necessidade.


O endividamento é um dos principais motivos para o adoecimento. Os trabalhadores “cheios de saúde e vontade de trabalhar” da terceira idade, citados pela Funcef, são os mesmos que desenvolveram depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes por causa do excesso de trabalho. Pura fachada.